Simpósio discute preservação do patrimônio histórico

A 5ª edição do Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, cujo tema é “Cidade, Memória e Patrimônio”, terá sua cerimônia de abertura nesta quinta-feira (17), às 18h30, no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. Na ocasião, será realizada uma conferência com o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) São Paulo, Victor Hugo Mori, que irá abordar a importância da adoção de políticas públicas voltadas à preservação, recuperação e manutenção do patrimônio histórico no Brasil.

Por inciativa do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura, dentre as novidades desta edição, o Simpósio terá pela primeira vez uma programação que se estende para além do Complexo Fepasa, como os jardins do Solar do Barão e o Teatro Polytheama, e conta com a participação de representante do Iphan.

A programação do simpósio prossegue no Complexo Fepasa na sexta-feira (18), às 10h30, com o lançamento da Rota Turística Centro Histórico no Complexo Fepasa. Numa parceria entre as Unidades de Gestão de Cultura e de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, a rota conta com cerca de 100 pontos de interesse localizados na região central da cidade.

Além do Complexo Fepasa, também os jardins do Solar do Barão e o Teatro Polytheama recebem programação

Ainda na sexta-feira (18), das 8h às 18h, a programação segue com mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, feira de artesanato com os artistas do programa Jundiaí feito à Mão e da Associação de Mulheres Indígenas de Icatu, além de um festival de food trucks no estacionamento do Complexo. Fazem parte da programação as seguintes mesas redondas:

O encerramento da programação do Simpósio será no sábado (19), com a volta da Viagem Fantástica ao Polytheama, às 10h. O festival de food trucks no estacionamento do Complexo Fepasa prossegue ainda no sábado (19), das 10h às 16h.

Jornada Estadual

Também desta quinta-feira (17) até o domingo (20), alguns equipamentos públicos e culturais da cidade recebem visitas monitoradas e livres como parte da programação da Jornada Estadual do Patrimônio Histórico.

De quinta (17) a sábado (19), das 10h às 16h, poderão ser realizadas visitas monitoradas ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, ao Teatro Polytheama e à Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, ao Complexo Argos e aos estúdios da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí e ao Complexo Fepasa e ao Museu da Cia. Paulista. No domingo (20), das 10h às 16h, as visitas também poderão ser realizadas, mas ao Museu Histórico e Cultural, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e ao Complexo Fepasa e ao Museu da Cia. Paulista.

Como parte da programação da Jornada, o Complexo Fepasa recebe também apresentações musicais gratuitas. Na sexta-feira (18), a partir das 19h, a banda Serelepe promove um baile com a cantora Vanessa Costa. Já no sábado (19), o repertório musical vem em dose dupla: às 12h está marcado o encontro de Claudinei Duran e André Bellini e às 19h Fredy Fevereiro se encontra com Clayber de Souza. No domingo (20), a partir das 13h, é a vez do encontro de Marcio Maresia com Big Chico.

Todos os eventos do 5º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial e a programação cultural da cidade podem ser consultados no Aplicativo Jundiaí, que é uma ferramenta para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços da Prefeitura e pode ser baixado em qualquer smartphone Android ou iPhone.

 

Data Horário Local Atividade
quinta-feira (17) 18h30 Museu Histórico e Cultural – Solar do BarãoRua Barão de Jundiaí, 762, Centro
  • Abertura Solene;
  • Conferência de abertura: “A importância da adoção de políticas públicas voltadas à preservação, recuperação e manutenção do patrimônio histórico no Brasil”, com o superintendente do Iphan, Victor Hugo Mori;
  • Coquetel nos jardins do Solar do Barão, com apresentação musical;
.
sexta-feira (18) das 8h às 10h Complexo Fepasa – Sala dos RelógiosAvenida União dos Ferroviários, 1760 Mesa redonda: Patrimônios Imateriais no Espaço Urbano – Culturas indígenas na expansão da ferrovia, Culturas populares no espaço urbano e Patrimônios Imateriais registrados em Jundiaí
10h30 Complexo Fepasa Lançamento Oficial da Rota Turística Centro Histórico
das 10h30 às 12h Complexo Fepasa – Sala dos Relógios Mesa redonda: Patrimônio Material Edificado
 das 10h30 às 12h Complexo Fepasa – Sala B1 Mesa “Línguas minoritárias italianas em Jundiaí”
das 13h30 às 15h Complexo Fepasa – Sala B1 Mesa redonda Patrimônio histórico e cultural nas suas múltiplas dimensões: Patrimônio Ambiental e Patrimônio Arqueológico
 das 13h30 às 15h Complexo Fepasa -Sala dos Relógios Patrimônio Ferroviário
 das 15h30 às 18h Complexo Fepasa -Sala dos Relógios e Sala B1 Apresentação de trabalhos
das 8h às 21h Estacionamento do Complexo Fepasa Festival de Food Trucks
manhã e tarde Estacionamento do Complexo Fepasa Jundiaí feito à Mão e Associação de Mulheres Indígenas de Icatu
.
sábado (19) 10h Teatro PolytheamaRua Barão de Jundiaí, 178 Viagem Fantástica ao Polytheama
das 10h às 16h Estacionamento do Complexo Fepasa Festival de Food trucks

Jornada Estadual do Patrimônio Histórico

Data Horário Atividade Atividade
quinta-feira (17) das 10h às 16h Visita Monitorada
  • Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão;
  • Pinacoteca Diógenes Duarte Paes;
  • Teatro Polytheama e Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani;
  • Complexo Argos e Estúdios da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí;
  • Complexo Fepasa e Museu da Cia. Paulista;
.
sexta-feira (18) das 10h às 16h Visita Monitorada
  • Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão;
  • Pinacoteca Diógenes Duarte Paes;
  • Teatro Polytheama e Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani;
  • Complexo Argos e Estúdios da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí;
  • Complexo Fepasa e Museu da Cia. Paulista;
.
sábado (19) das 10h às 16h Visita Monitorada
  • Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão;
  • Pinacoteca Diógenes Duarte Paes;
  • Teatro Polytheama e Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani;
  • Complexo Argos e Estúdios da Fundação Televisão Educativa de Jundiaí;
  • Complexo Fepasa e Museu da Cia. Paulista;
.
domingo (20) das 10h às 16h Visita Monitorada
  • Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão;
  • Pinacoteca Diógenes Duarte Paes;
  • Complexo Fepasa e Museu da Cia. Paulista.

Publicada em

Siga o Turismo Jundiaí nas redes sociais