Arquivo de Notícias

Primavera Orgânica vai ser na manhã deste domingo (25)

Os agricultores que levam seus produtos agroecológicos aos domingos na praça Monsenhor Arthur Ricci, na esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre (uma das duas feiras orgânicas semanais), recebem no dia 25 um evento especial das 7 às 12 horas.

É a abertura da Primavera Orgânica, para valorizar esses produtores locais e promover um reforço na feira com moradores, ambientalistas, ciclistas, artesãos e outros.

A iniciativa é do grupo denominado Jundiaí Orgânicos, formado por agricultores e consumidores em um formato de organização de controle social (OCS), reconhecida pelo Ministério da Agricultura e aberta à participação de pessoas interessadas, mesmo como consumidores.

De acordo com os organizadores, a Primavera Orgânica chama a atenção para a possibilidade não apenas de cuidar da saúde humana e da natureza, com a busca da alimentação saudável, como também de preservar diretamente o ambiente local com o contato direto com agricultores agroecológicos da própria cidade, fortalecendo a economia sustentável.

Como apoio para a iniciativa, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, que presta apoio técnico à organização criada em 2014, convidou para adesões voluntárias ao evento a criatividade de artistas do programa  autoral Jundiaí Feito à Mão.

O local da feira, também conhecido por alguns como praça Enio Lotierzo, fica ao lado da ciclofaixa dominical da avenida Luiz Latorre.  A união dos produtores em torno da Jundiaí Orgânicos sinaliza que os produtos (in natura ou em forma de geleias e outros) são de origem controlada e cuidadosa. E os participantes até visitam os sítios uns dos outros e acumulam dicas sobre receitas e até sobre plantas alimentícias pouco conhecidas.

“Não precisa trocar toda a sua dieta, mas experimentar novos tipos de verduras, frutas ou temperos é parte desse ingrediente humano e ambiental da agroecologia”, diz a divulgação.

Contatos de apoio da OCS Jundiaí Orgânicos podem ser feitos com os técnicos Sérgio e Felipe (spompermaier@jundiai.sp.gov.br ou fmagro@jundiai.sp.gov.br) ou pelo telefone 4589 8581. É possível até mesmo participar de alguma das visitas aos sítios de plantação orgânica.

Prefeitura de Jundiaí

primavera-organica-02




Publicada em 26/09/2016

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN