Poda de inverno mira as datas da Festa da Uva

Os agricultores de Jundiaí estão sendo orientandos para a poda de inverno no cultivo da uva voltada para a edição 2017 da Festa da Uva de Jundiaí,  entre os dias 19 de janeiro e 5 de fevereiro do próximo ano.

A cidade, que é berço mundial da variedade de uva Niagara Rosada, teve nessa festa surgida em 1934 uma atração a moradores e turistas. Só no ano passado, 170 mil pessoas passaram pelo local.

A poda dos parreirais espalhados em parte da zona rural do município, ao lado de outros focos da fruticultura e também do turismo rural, é uma atividade que precisa ser feita por quem conhece profundamente as plantas, porque exige cortes em pontos precisos.

De acordo com o engenheiro agrônomo da pasta, Felipe Magro, a característica do ciclo da uva na região de Jundiaí é de 120 dias entre a poda e a colheita.

“Uma poda feita até 15 de agosto nos faz prever a colheita a partir de 20 de dezembro. Então, é preciso programar também a poda”, explica o agricultor Anderson Tomasetto, da região do Traviú.

O apoio de assistência técnica ou orientação do manejo da produção pode ser obtido no setor de agricultura, no 5º andar do Paço Municipal, ou pelo telefone 4589 8581.

Identificação geográfica – A uva Niagara Rosada também motiva um trabalho em andamento no campo da identificação geográfica, mecanismo internacional de reconhecimento sobre a origem local do alimento, que pode valorizar esse produto a partir de características como história, saberes, técnicas e “terroir”,  e até seus derivados organolépticos, como cor, sabor e notas diversas.

Participam dos trabalhos a Associação Agrícola de Jundiaí, a Prefeitura de Jundiaí, o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho (AVA), a Escola Técnica Estadual Benedito Storani e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

plantacao_uva_P5G

Publicada em 10/08/2016