Arquivo de Notícias

‘Solar do Barão’ recebe exposição com temática africana

Alunos da Escola Estadual Monsenhor Venerando Nalini levam a exposição “Mais África na Escola” ao Museu “Solar do Barão” de 18 a 30 de julho. Organizada pelo historiador e professor José Felício, a mostra faz releituras de artistas plásticos conhecidos como os angolanos Lino Damião e Nelo Teixeira.

Para o professor Felício, a exposição remete à história antiga do município que teve seu alicerce enraizado nas matrizes africanas.

“No Estado de São Paulo há um currículo próprio para se ministrar aos alunos do sétimo ano a temática quilombola. Algumas menções ao território africano, ao Quilombo dos Palmares, Zumbi e mais nada. Consideramos o conteúdo superficial e pensamos em mais ações para desenvolver o tema. A partir daí, passamos a questionar porque tão pouco se fala desse assunto. Jundiaí, por exemplo, possuiu muitos refúgios de escravos até meados do século 19, por isso, a importância de reavivar esta história”, conta o professor.

A exposição pode ser conferida com entrada gratuita no “Solar do Barão”, na rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro, de terça à sexta-feira, das 10h às 17h. Para mais informações, telefone (11) 4521-6259.

Prefeitura de Jundiaí

foto-15




Publicada em 20/07/2016

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN