Arquivo de Notícias

Turma da Mônica vai reforçar o turismo em Jundiaí

Um trabalho com estudantes de ensino básico da rede municipal está destinado a reforçar a compreensão da importância do turismo. O processo envolve o setor de turismo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e o núcleo de educação socioambiental da Secretaria de Educação.

A atração principal do trabalho será uma publicação em quadrinhos da Turma da Mônica, uma das mais conhecidas criações de Maurício de Souza, sob encomenda da Secretaria Estadual de Turismo. Nela, as crianças são apresentadas pelos personagens, em linguagem simples, a noções de turismo rural, de turismo histórico-cultural, de ecoturismo, de turismo esportivo, turismo religioso, turismo de aventura e outros.

Reforço de ações em Jundiaí conta com material de abrangência estadual

Reforço de ações em Jundiaí conta com material de abrangência estadual

Um dos focos do trabalho deve ser a seleção de escolas nas proximidades das rotas turísticas em implementação em Jundiaí, como a Rota da Uva (na região do Caxambu, Toca e Roseira), a Rota da Terra Nova (na região de mesmo nome) e as futuras Rota da Cultura Italiana (na região do Traviú) e a Rota do Castanho (na região de mesmo nome).

De acordo com a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira, as parcerias com a comunidade e com outras pastas são fundamentais para a valorização da cidade trazida pela atividade turística.

Nesse caso educativo, além dos tipos de turismo, os estudantes aprendem que viajar é uma experiência pessoal incomparável ao permitir conhecer outros lugares, outras pessoas, outros sotaques e experiências – e nem é preciso ir muito longe para isso.

“As atividades turísticas e rurais têm a ver com a produção agropecuária da região e promove o patrimônio da nossa comunidade”, explica o personagem Chico Bento.

O projeto-piloto visa mostrar para as crianças que, além dos benefícios para a economia local da cidade, o turismo também traz uma valorização da própria comunidade para si mesma e para os visitantes.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 27/06/2016

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN