Revista sobre Patrimônio de Jundiaí vai ser lançada nesta quarta-feira (4)

Com 19 artigos de pesquisadores sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, a revista digital “Cidade, Patrimônio & Memória” vai ser lançada nesta quarta-feira (4), às 19h30, no auditório da Universidade Paulista (Unip) em Jundiaí. Estudantes, arquitetos, historiadores, juristas e docentes vão presentear a cidade com um robusto material que contém diversas visões sobre o tema.

O secretário de Cultura e historiador Jean Camoleze destaca a importância da iniciativa. “A historicidade de Jundiaí vai ser analisada, o perfil arquitetônico da cidade também, o valor da história na vida humana, as micro-histórias que envolvem os personagens do dia a dia, a importância do direito à acessibilidade em imóveis tombados, tudo isso vai colocar Jundiaí em uma posição de destaque no cenário nacional”, observa.

O projeto teve início durante o 3º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, em agosto de 2015 no Complexo Fepasa. “Vimos a importância de fazer o diálogo entre comunidade, academia e poder público durante o simpósio, e a profundidade obtida naquele espaço não poderia ser perdida”, avalia o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Aparecido Pinto.

Professores da Unip, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e da Universidade de São Paulo (USP) deram sua contribuição no primeiro registro de um diálogo iniciado em 2014. “Quando o prefeito Pedro Bigardi colocou em prática a Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, procuramos dar andamento na política de governo que visa ao diálogo num modelo participativo”, finaliza Donizetti.

O evento é aberto ao público e vai contar com palestra dos autores. A Unip fica na Avenida Armando Giassetti, 577, vila Hortolândia.

Publicada em 04/05/2016