Arquivo de Notícias

‘Sexta no Centro’ retorna à programação cultural de Jundiaí

A esperada volta da programação anual do “Sexta no Centro”, projeto cultural que conquistou os jundiaienses, é na próxima sexta-feira (11), das 18h às 22h, na praça Governador Pedro de Toledo (Largo da Matriz).

O evento conta com atrações musicais no palco em frente ao Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão e também com gastronomia diversificada do Varejão Noturno e as criativas barracas de artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão, além de um horário estendido do próprio museu.

Em 2015, cerca de 20 mil pessoas foram alcançadas pelo programa

Em 2015, cerca de 20 mil pessoas foram alcançadas pelo programa

Nas atrações musicais estão a banda Serelepe com forró pé de serra na abertura da festa, lançando seu disco “Serelepe Por Aí…”, apoiado pelo Programa Estímulo à Cultura, que faz referências aos ritmos percussivos brasileiros, como forró, baião, xote, maracatu, ciranda, entre outros.

“Estamos muito ansiosos com a oportunidade. Gostaria de enfatizar e agradecer a Prefeitura por possibilitar que a música popular brasileira se dissemine na cidade por meio deste disco”, conta Robson Póvoa, vocalista do grupo.

A outra atração da noite é a banda Baile Fino, a partir das 20h, com seus nove músicos na contagiantemistura de estilos e repertório que resgata bailes e gafieiras antigos com uma roupagem moderna, influenciada pelo jazz e também com MPB, pop e clássicos do rock.

Bandas "Serelepe" e "Baile Fino" são as atrações musicais da estreia de 2016

Bandas “Serelepe” e “Baile Fino” são as atrações musicais da estreia de 2016

 

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o evento vai inaugurar uma nova fase para região central. “O ‘Sexta no Centro’ tornou-se um marco na ocupação urbana de Jundiaí. O programa promove a valorização dos artistas na região e resgata a vida noturna do espaço urbano“, enfatiza.

O evento é uma ação conjunta da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Centro Histórico
Em 2015, o programa alcançou mais de 20 mil pessoas em Jundiaí e contou com a apresentação de 22 grupos musicais. Neste ano, as expectativas são ainda melhores com a mistura de o acesso universal à cultura, ao lazer e ao entretenimento.

“Grande parte da população de Jundiaí tem hoje como referência de Centro da Cidade apenas o comércio presente ali. Mas, entre os objetivos do programa, está o de fomentar a revitalização cultural e de outros usos do Centro Histórico, convertendo-o em um polo cultural por meio de eventos periódicos que unem atrações culturais, gastronomia e artes, atualmente uma vez por mês”, afirma o diretor da Secretaria de Cultura, Jean Camoleze.

Já o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, destaca a relevância do evento para o município. “Percebemos o quanto a população gosta de eventos culturais nessa região antiga da cidade. Este trabalho conjunto das secretarias é importante para a cidade e mostrou que é possível promover a revitalização do Centro com programas simples, que englobam o entretenimento geral”, pontua.

O projeto faz parte de uma ação mais ampla da Prefeitura, que envolve a recuperação de praças e pontos de referência, o aumento da programação cultural e a valorização do patrimônio histórico e cultural.

Novas datas
O “Sexta no Centro” ganha novos atrativos ao longo das suas realizações neste ano. Confira as datas: 11 de março, 8 de abril, 13 de maio, 10 de junho, 8 de agosto, 9 de setembro, 14 de outubro e 11 de novembro.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 04/03/2016

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN