Rota Turística da Terra Nova avança com novos reforços

A consolidação de Jundiaí como destino turístico está prestes a ganhar dois novos reforços com os instrumentos elaborados para a Rota Turística da Terra Nova em forma de mapa e portal eletrônico, que vão ser lançados em breve. Em um trabalho semelhante ao produzido anteriormente para a Rota Turística da Uva, o processo foi validado em reunião promovida nesta quarta-feira (30).

A Rota Turística da Terra Nova conta com pontos de interesse, como o Rancho Restaurante, Quitutes da Tia Tereza, a Bica dos Três Tubos, a Clamar, a Pavan Boutique do Porco, a Igreja Bom Jesus da Pedra Fria, a Capelinha, o Haras Terra Nova, o Bookcafé, o Sítio do Vovô, o Viveiro Terra Nova, a Igreja Preta, o Portal de Preservação da Serra do Japi, a Fazenda Japiapé, o Japiapesca e outros.

Esboço preliminar do mapa da Rota da Terra Nova: reforços no turismo local

A região reúne um interessante conjunto de atrativos que se complementam e tornam a rota uma experiência turística e gastronômica muito atraente.

Castanho
Do outro lado da rodovia Anhanguera, na área da chamada Serra dos Cristais, uma discussão também está ocorrendo para a viabilização da futura Rota do Castanho.

O número de visitantes da cidade (especialmente na categoria chamada de turismo de um dia) tem crescido continuamente e chegou, em 2014, ao patamar de 120 mil turistas de negócios e 339 mil turistas de lazer. E os empregos diretos e indiretos relacionados ao setor somaram 32 mil postos.

Uma nova pesquisa deve ser encaminhada neste ano atualizando os dados, pois o setor recebeu o impacto da criação do fundo próprio, implantação da Política e do Plano Municipal de Turismo, além de reforços na participação no Circuito das Frutas e adequações na Lei Orgânica do Município. A previsão é de que o setor hoteleiro possa dobrar de tamanho entre 2017 e 2018 com a implantação de mais cinco empreendimentos na cidade.

“A atual gestão priorizou a profissionalização do setor, o que vem refletindo em avanços significativos no planejamento e organização do turismo local. Jundiaí se consolida a cada dia como um destino turístico de destaque no mercado regional e estadual”, afirma a diretora Marcela Moro.