Arquivo de Notícias

Romaria de Trator sai rumo a Aparecida do Norte

A saída da 13ª Romaria de Trator, entre Jundiaí e Aparecida do Norte, contou, nesta terça-feira (8), com a presença do secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi. O grupo deve prestigiar a missa na basílica católica na quinta-feira (10) e chegar novamente a Jundiaí no domingo (13).

“Minha presença foi apenas para prestar solidariedade a esse que é um dos muitos grupos de Jundiaí que preservam essa cultura rural e há 13 anos fazem isso ostentando voluntariamente o brasão da cidade em suas camisetas”, afirmou Brunholi na saída do grupo, às 6h.

 Brunholi com integrantes do grupo da romaria de trator

Brunholi com integrantes do grupo da romaria de trator

Formado por um grande trator puxando uma carreta, com os romeiros, e por um carro de apoio, o grupo segue por estradas secundárias que passam por Jarinu, Joanópolis, São Bento do Sapucaí (MG), Pedra do Baú, São Francisco Xavier e outros antes de chegar a Aparecida do Norte.

“Somos sempre citados lá. A cidade de Jundiaí tem muitos desses grupos para diversos destinos, como também ocorre com Bom Jesus dos Perdões e Pirapora do Bom Jesus”, explica Celso Bardi, um dos fundadores da iniciativa.

Para Brunholi, o mundo rural envolve não apenas a produção agrícola mas também os elementos culturais, paisagísticos e também do crescente turismo em Jundiaí. “Isso é uma parte da comunidade a que o prefeito Pedro Bigardi tem sido atento”, afirmou.

Entre os avanços recentes da cidade está o reconhecimento do patrimônio histórico material e também a inclusão do imaterial, como ocorreu a romaria mais antiga (a Pirapora) ao lado do Clube 28 e do bloco Refogado do Sandi.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 09/03/2016

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN