Arquivo de Notícias

‘Jundiaí Feito à Mão’ reforça valor do artesanato

Entre os números positivos do programa Jundiaí Feito à Mão, apresentados nesta terça-feira (29) em reunião de planejamento anual, estão elementos como o salto da estimativa de 4 mil peças comercializadas na Festa da Uva 2014 para 12,5 mil peças comercializadas na Festa da Uva 2016. Com o diferencial de serem todas obras realmente feitas pelos participantes do programa que já atingem 214 artesãos cadastrados.

Brunholi e Marcela destacaram papel do artesanato como elemento turístico

Brunholi e Marcela destacaram papel do artesanato como elemento turístico

“Esse programa surgiu em 2013 como parte do turismo, que passou a estar mais perto dos setores agrícola e rural em decisão conjunta com o prefeito Pedro Bigardi. Muitos ainda nem sabiam a diferença entre esse trabalho de artista com a mera montagem de badulaques da rua 25 de Março. Temos todos um grande orgulho do programa”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

A diferença está em ações diretas como os 105 testes de origem realizados até o momento contra o chamado “industrianato” e também em sistemas de pontuação na apresentação visual, na presença em eventos inscritos e outros elementos.

O retorno está no trabalho feito pelo programa, presente em 26 feiras em 2013, 38 feiras em 2014 e 67 feiras em 2015. Além disso, eventos extras como a presença em concursos de presépios ou concursos natalinos ampliam a visibilidade desses artistas.

“O artesanato passou a ser visto como parte importante do setor de turismo”, afirma a diretora Marcela Moro. Nessa interação, surgiram ingredientes importante como os suvenires criados como lembranças aos visitantes da maior festa da cidade.

Movimento permanente
Entre abril e dezembro o programa conta com espaços como o Especial Centro (que reforça mensalmente a feira já existente no Largo do Fórum), o Sexta No Centro, espaços em dois varejões noturnos (Eloy Chaves e Vila Arens) e na Unip Jundiaí, eventos como a Feira da Amizade e Virada Jundiaí e mais datas especiais no Paço Municipal. Também estão sendo confirmados espaços nas festas comunitárias dos bairros e em eventos do período natalino, além de outras oportunidades. O contato com o programa pode ser feito pelo telefone 4589-8580.

Participantes do programa: destaque na valorização da arte jundiaiense

Participantes do programa: destaque na valorização da arte jundiaiense

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 30/03/2016

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN