Arquivo de Notícias

33ª Festa da Uva valoriza ‘mundo comunitário’

De 14 a 31 de janeiro, a 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos de Jundiaí reúne tradições e novidades para celebrar a origem da variedade Niagara Rosada, que tornou a cidade conhecida em todo o Brasil, a partir de 1934, como a “terra da uva”. Com entrada gratuita, a festa apresenta um conjunto de atrações que vai encantar todos os visitantes.

“Todos os esforços estão sendo feitos para que essa festa continue resgatando suas origens como acontece desde 2013 por orientação do prefeito Pedro Bigardi, inclusive com o trabalho de centenas de voluntários e o reconhecimento de sua importância”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Em todos os fins de semana da festa haverá a presença diária, às 15h, da cerimônia da Pisa da Uva. Também serão realizados quatro workshops culinários por dia, com mais de 30 receitas usando a uva, incluindo um livreto entregue aos participantes.

Festa reúne atrações para toda a família

Festa reúne atrações para toda a família

Para turistas ou moradores, uma boa pedida serão os passeios turísticos (com pelo menos duas opções de roteiro rural) com inscrições diretamente em balcão instalado dentro do evento. As crianças terão espaços inesquecíveis na Festa da Uva, com uma área exclusiva de 800 m² (com 15 atrações) e ainda a concorrida Fazendinha, apoiada pela Escola Técnica Vasco Venchiarutti.

O mundo rural também está presente com nove barracas de bairros para venda de frutas, ao lado da exposição com as melhores frutas levadas a cada dia por agricultores para premiação. Ainda dentro do foco direto nas uvas, serão mostradas 12 pinturas feitas com vinhos produzidos pelas adegas do município, que estarão em 10 barracas especiais na 4ª Expo Vinhos.

E se o mundo rural inspira o convívio e a solidariedade, esses valores estão presentes nas 16 barracas comunitárias de bairros que formam o espaço gastronômico Deguste Jundiaí e mesmo outras barracas externas, organizadas por entidades assistenciais da cidade.

Os espaços da festa reservam ainda muitas outras surpresas aos visitantes, como os 41 participantes das barracas criativas do artesanato do Jundiaí Feito à Mão, as barracas da Exposição e Venda de Orquídeas, os 35 participantes da Mostra do Concurso de Fotografias da Uva Niagara Rosada, a presença da Corte da Uva e muito mais.

Eventos paralelos
A cidade também vai ficar mais colorida com as “paradas” organizadas por grupos ao longo da festa. No sábado (16) acontece o Passeio Ciclístico saindo às 10h do Paço e depois no domingo (17) a Tratorada, no sábado (23) o Desfile de Motociclistas, no domingo (24) o Desfile de Carros Antigos, no sábado (30) o Desfile de Jipes e no domingo (31) a 4ª Cavalgada da Uva.

A 33ª Festada Uva e a 4ª Expo Vinho acontecem no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari (o Parque da Uva) de 14 a 31 de janeiro. A realização é da Associação Agrícola de Jundiaí e da Prefeitura de Jundiaí, com apoio de Klabin, Jundiá, Coca-Cola Femsa, AOC, Bradesco, Grupo Ebone e De Marchi.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 07/01/2016

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN