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Conselho de Turismo aprova política e plano do setor

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) aprovou nesta semana a importância do plano e do fundo setoriais em implantação na Prefeitura de Jundiaí como instrumentos para a nova fase de valorização do turismo para a vida e a economia da cidade.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, o conselho deve ser um mecanismo cada vez mais essencial para o diálogo de formação das políticas públicas.

A reunião, realizada na quinta-feira (18), aprovou a Política Municipal de Turismo e o Plano Municipal de Turismo pelo Comtur (Conselho Municipal de Turismo), atendendo a uma das determinações da lei estadual 1.261, de 29 de abril de 2015, que trata dos municípios de interesse turístico.

A medida é a última etapa em termos de documentação para que todos os critérios estabelecidos na referida lei sejam atendidos.

Dessa maneira, o Plano Municipal de Turismo pode ser encaminhado para a Câmara Municipal para ser aprovado pelos vereadores como política pública de turismo de Jundiaí, compondo a documentação a ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para que o município seja classificado como de interesse turístico.

“O turismo é diferente de áreas como educação ou saúde, em que se espera a operacionalização pelo poder público. Nele, os pontos fundamentais são criados pela iniciativa privada ou comunitária e o poder público deve atuar como fomento”, afirma a diretora Marcela Moro.

Reunião do Conselho Municipal de Turismo: cada vez mais atenção ao setor

Reunião do Conselho Municipal de Turismo: cada vez mais atenção ao setor

Os princípios norteadores da política municipal de turismo são o incentivo ao turismo sustentável, o respeito à comunidade e promoção de benefícios diretos à mesma como resultados da atividade, a geração de emprego e renda para a população local e a promoção, valorização e conservação do patrimônio material ou imaterial cultural, histórico, agrícola e ambiental do município.

Da política setorial deriva o plano, formado por etapas como o inventário da oferta turística, o diagnóstico e pesquisa de perfil da demanda e a análise de tendência e prognóstico turístico do município.

Nas áreas estratégicas para esse planejamento estão a infraestrutura de apoio (como sinalização ou estradas), o desenvolvimento de produtos (como as rotas turísticas, a partir de iniciativas existentes), a qualificação profissional (cursos, oficinas e parcerias), a comunicação turística integrada (campanhas, portais) e a articulação institucional (como com as associações de municípios turísticos do tipo Circuito das Frutas ou os programas federais e estaduais). Sua diretriz geral é converter Jundiaí em referência e destino turístico consolidado e sustentável.

Dentro desse panorama, ações como a edição anual da Festa da Uva (que tem sua 33ª edição entre 14 e 31 de janeiro), o festival gastronômico Sabores de Jundiaí, a criação do programa Empório Jundiaí, a manutenção do programa Jundiaí Feito à Mão e o Calendário Municipal de Eventos, além do já citado Rotas Turísticas, integram um esforço mais amplo.

O surgimento do fundo, com orçamento anual a partir de diversas fontes (entre elas a contribuição de uma taxa voluntária de milhares de visitantes anuais da cidade), vai estabelecer as ações a serem implementadas em cada ano.

Entre ações previstas também podem ser citadas os futuros selo de qualidade do turismo rural, a qualificação de empreendimentos por parcerias, o projeto “Amigo do Turista” (qualificando profissionais com contato direto aos visitantes), o projeto “Jundiaí Tem Turismo Sim” (para conscientizar a comunidade para o potencial do turismo local) e outros.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 23/12/2015

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