Arquivo de Notícias

Cavalgada do Circuito das Frutas será em novembro

Evento valoriza o patrimônio da paisagem rural e da história do tropeirismo

Uma grande tropa estimada em 350 cavalos está prevista para trilhar estradas rurais de Atibaia, Jarinu, Itatiba e Jundiaí no dia 14 de novembro, durante a 7ª Cavalgada do Circuito das Frutas. O evento tem como objetivo, além de promover o turismo rural, local e estadual, destacar as frutas da região, os agricultores familiares, os atrativos turísticos, o resgate da cultura e da história dos tropeiros e o estímulo aos negócios do cavalo e da cadeia turística da região.

O ponto de encontro vai ser o Haras San Marino, no bairro da Ponte Alta (Atibaia),a partir das 7h, e depois um percurso por plantações, sítios e fazendas, incluindo Jarinu, até o almoço na Igreja do Morro Azul (Itatiba). Depois, novamente um percurso tipicamente rural até a confraternização do entardecer na Igreja da Roseira (Jundiaí).

Com esse roteiro, alterado a cada ano, são envolvidas quatro das dez cidades que formam o Circuito das Frutas (as outras são Louveira, Morungaba, Itupeva, Vinhedo, Valinhos e Indaiatuba). Mas todas contam com pelo menos 40 vagas. Em Jundiaí, as reservas podem ser feitas na Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo no 5º andar do Paço ou pelo telefone (11) 4589-8577, com o diretor Edilson Chrispim.

A taxa de inscrição ainda está sendo confirmada, mas vai incluir o café colonial da saída, o almoço com carne e a confraternização de frango com polenta. O evento ainda tem o apoio de segurança pública, o caminhão-pipa para abastecer os cavalos, uma ambulância de reserva e a presença de médicos veterinários para emergências. Como em outros eventos, os inscritos devem ter exames de anemia e de mormo dos animais e também a guia de trânsito de animais (GTA).

Além da Prefeitura de Jundiaí, informações também podem ser obtidas com participantes da área rural, como Mingo Fontebasso, e da própria Associação do Circuito das Frutas, Marcos Maruzzo. A organização é das cidades que formam o Consórcio do Circuito das Frutas, com expectativa da presença do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

O evento coincide com o fortalecimento do setor de turismo em Jundiaí pelo prefeito Pedro Bigardi, assim como em outras cidades do circuito.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 21/10/2015

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN