Arquivo de Notícias

Circuito das Frutas amplia reforços no segmento turístico

Uma reunião de prefeitos das dez cidades que formam o Circuito das Frutas, na terça-feira (15), deve reforçar o trabalho conjunto de Jundiaí, Louveira, Jarinu, Atibaia, Itupeva, Itatiba, Morungaba, Vinhedo, Valinhos e Indaiatuba pelo fortalecimento do setor agrícola na região. O encontro, que vai contar com a presença do prefeito Pedro Bigardi, também coincide com o surgimento de iniciativas de outras instituições da comunidade.

“Além da crescente importância econômica, o turismo também valoriza os talentos e a história da comunidade”, destaca o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

Em Jundiaí, a secretaria contou com sua equipe técnica do segmento turístico na reunião preparatória realizada na terça-feira (1) no parque municipal de Valinhos. Entre os temas em análise estão os projetos de cicloturismo, passaporte regional e mecanismos de promoção.

 

Atração 
Em uma iniciativa paralela aos esforços dos setores governamentais, o Sesc Jundiaí está promovendo gratuitamente, em dois sábados (19 de setembro e 3 de outubro), um passeio chamado “Roteiro de Frutas e Gastronomia do Circuito das Frutas”, passando por sítios, adegas e cantinas na região de Jundiaí, Louveira e Itatiba, incluindo enólogos. As inscrições podem ser feitas no posto de informações da unidade, na avenida Antonio Frederico Ozanan. A iniciativa também inclui o Sesc São Caetano, que promove outro passeio no circuito no sábado (26), e o Sesc Piracicaba, que promove outro no dia 18 de outubro. Todas fazem parte do conceito de “turismo social” de baixo custo e com foco na história e cultura.

Apenas entre 2013 e 2014, o crescimento do número de turistas em Jundiaí avançou 19% e atingiu 120 mil turistas de negócios e, na maioria, 339 mil turistas de lazer. De acordo com a diretora setorial, Marcela Moro, essa dinâmica retratada em pesquisa feita em parceria com faculdades como a Unip mostra também que os empregos diretos e indiretos do setor já somam 32 mil postos (ou 8% da população total).

Capacitação
Em outra frente, os gestores da área de turismo do Circuito das Frutas também realizam em setembro um evento específico de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A meta geral dos esforços é a busca do turismo sustentável, que gera benefícios para a comunidade como a valorização da cultura, do meio ambiente e das atividades criativas e reduzindo impactos externos.

Em Jundiaí, o posto de informações turísticas funciona ininterruptamente: 450 mil visitantes em 2014

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 04/09/2015

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN