Arquivo de Notícias

Festa supera expectativa e atrai 153 mil visitantes

A 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos de Jundiaí bateu todos os recordes. Em 10 dias, o evento recebeu 153 mil visitantes de Jundiaí, da região, de várias cidades de São Paulo e até de outros Estados. Apenas neste último fim de semana, o público chegou a 57 mil pessoas. “Nossa expectativa era chegar a 150 mil visitantes, mas mais uma vez a festa surpreendeu. Foi muito bom”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.

Apenas neste último fim de semana, o público chegou a 57 mil pessoas

Além do grande público, a venda de uvas também surpreendeu os produtores e os organizadores. Foram vendidas mais de 70 toneladas da fruta, 30% a mais em relação ao ano passado, quando foram comercializadas 55 toneladas. Neste domingo, horas antes de a festa acabar alguns estandes de venda já não tinham mais frutas para comercializar.

“Com certeza podemos dizer que acertamos na mudança de formato da festa, valorizando o produtor agrícola e os artistas locais. E os números confirmam isso”, ressaltou o prefeito.

Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, o sucesso crescente mostra que o projeto deu certo. Em 2013, o público foi de 70 mil visitantes, em 2014, foram 127 mil, e neste ano, 153 mil.

“É um desafio a cada ano. Temos de aumentar ainda mais essa valorização da agricultura, da cultura e do turismo, além das comunidades e entidades sociais que são parceiras neste evento. Tudo isso só foi possível pela união das pessoas envolvidas e dos voluntários”, resume Brunholi, destacando o apoio da Associação Agrícola de Jundiaí. “Agradecemos a associação, nossa parceira que sempre acreditou e apostou no resgate desse formato da festa.”

Na avaliação do secretário, a Festa da Uva de Jundiaí se consolida e se coloca entre as festas do ramo frutífero mais consagradas. “Estou muito feliz com mais esse sucesso. Apesar do grande número de pessoas, não houve nenhum incidente ou ocorrência durante toda a festa.”

Frutas premiadas
E este ano a premiação dos agricultores foi realizada durante o último dia de festa. O secretário de Agricultura participou da entrega e ressaltou a importância do agricultor no dia a dia da cidade e para a festa. “São eles que fazem tudo acontecer, tanto na festa como em nossas mesas diariamente”, disse Brunholi.

A exposição premiou as melhores frutas que foram divididas em 50 categorias para o julgamento. Dentre elas um agricultor em especial conseguiu vencer 21 vezes. Anderson Alex Tomasetto ,de 31 anos, foi quem atingiu essa marca. “Eu represento a quarta geração produtora da minha família, e me sinto orgulhoso por isso, mostra que a agricultura tem novos membros e que a tradição será preservada. São muitos anos de amor e dedicação”, disse ele.

Foram premiados ainda: Sandro Burch, Eduardo Lourençon, João Adalberto Lourençon, Nivaldo Michelin, Silvio Seize, Renato Proença Ferreira, Irineu Ferreira de Oliveira, Nilce Marquezin, Nilson Michelin, Valdir Pavan, Roseana Proença, Eva Proença, Eduardo Donati, João Brunelli, Sueli Dulianel Michelini, Jamil Condini, Daniel Luiz Morelli, Beatriz Marquesin, Iraci Madalena de Assis Lourençon, Associação dos Produtores Rurais de Louveira, Rose Lourençon Donati, Jonas Scoco, Antonio Nunes dos Santos, Irene Ferreira de Oliveira, Andréia Aparecida Alexandre, Valéria Donati, Vanessa Donati, Luiz Carlos Proença, Nelson Hideike Okamura, Elton Leite Novaes, Eliete M. Lourenzon, Valdir Ferreira da Conceição, Edson Antunes Proença e Sérgio Atsuo Sasaki.

Os prêmios foram oferecidos pela Associação Agrícola de Jundiaí, com parceria do Sicredi.

Corte da Uva e secretário Marcos Brunholi entregaram os prêmios

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 13/02/2015

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN