Arquivo de Notícias

Câmara Setorial de Uva e Vinho discute reforços para o setor

O prefeito Pedro Bigardi e o secretário estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim, realizaram pouco antes da abertura da 32ª Festa da Uva de Jundiaí uma reunião da Câmara Setorial de Uva e Vinho para tratar de novas parcerias entre os setores públicos, privados e comunitários para o fortalecimento da importância do setor agrícola na região.

No encontro, surgiram propostas para o fortalecimento do apoio aos pequenos produtores e também projetos de grandes empresas do setor vinícola, voltadas tanto para a uva de mesa quanto para a uva industrial. Os principais agentes desse mercado são o Sindicato do Vinho de Jundiaí e o Sindicato do Vinho de São Roque, grandes polos do setor no Estado.

Encontro serviu para tratar de novas parcerias

Mas o debate também inclui desde o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jundiaí até o consórcio e a associação do Circuito das Frutas, que reúne em dez municípios um percentual de 40% da produção de frutas “in natura” do Brasil e que tem agora Jundiaí na secretaria-executiva.

Entre os pontos destacados esteve a importância de fortalecimento do turismo rural e também o acionamento das estruturas de centros de pesquisa (como o Instituto Agronômico) e de ensino (como a Escola Técnica Benedito Storani) e de seus novos projetos.

De Jundiaí, produtores lembraram dos tempos em que o vinho artesanal era algo “clandestino” para a legislação estadual e hoje figura em destaque nas cantinas da festa. Ambos os nichos, de pequenos produtores e de empresas que cresceram nessa cadeia produtiva, terão novas rodadas de conversa com o governo municipal e estadual.

Manifestação cultural
No campo das parcerias da festa, o gerente de relações governamentais da Coca-Cola Femsa Brasil, Rodrigo Simionato, destacou que a presença da empresa pelo terceiro ano consecutivo no evento está ligada com os objetivos de incentivar as manifestações culturais nas regiões atendidas pelo grupo. “Já temos outros tipos de apoio em Jundiaí, mas esse é um dos mais importantes”, afirmou.

Marcos Brunholi e Pedro Bigardi recepcionam o secretário estadual de Agricultura, Arnaldo Jardim

Além dessa parceria, o grupo Ebone e a Klabin (com caixas recicláveis) são outras empresas presentes nos esforços da festa organizada pela Prefeitura de Jundiaí.

Dentro desse conceito, também podem ser citadas dezenas de entidades que integram o Conselho Municipal de Turismo e o Conselho de Desenvolvimento Rural, entre muitos outros. Durante a conversa com secretário estadual, o prefeito Pedro Bigardi lembrou que, além do subsídio ao seguro agrícola, o governo local também aprovou recentemente na Câmara a criação do fundo municipal de turismo.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 27/01/2015

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN