Arquivo de Notícias

Prefeitura lança Circuito das Árvores nesta segunda (15)

Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (15), no auditório da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), o Circuito das Árvores de Jundiaí, que integra as atividades alusivas ao Dia da Árvore, comemorado no próximo domingo, dia 21 de setembro. A ação tem como objetivo identificar e catalogar cerca de 60 exemplares de árvores presentes na Unidam, no Jardim Botânico e no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que integram o circuito.

A engenheira responsável pela Unidam, Ana Terezinha Maranha Peche, abriu o evento destacando que se trata de uma oportunidade de chamar a atenção para a importância e a riqueza das espécies de árvores presentes em solo jundiaiense, muitas das quais com uma ligação muito íntima com a nossa história. “Um exemplo é o arboreto de eucalipto, que remonta à época da ferrovia”, explicou a engenheira.

Segundo Ana, a intenção é que, no futuro, cada uma dessas instituições que integram o Circuito das Árvores promova suas próprias visitas monitoradas, atendendo estudantes, grupos e a população em geral. “Essas visitas já ocorrem no Jardim Botânico durante a semana, podendo agora ser estendido aos sábados e nos períodos de férias escolares”, informou.

O pesquisador Afonso Peche falou da relação das pessoas com as árvores

O pesquisador Afonso Peche falou da relação das pessoas com as árvores

O pesquisador Afonso Peche disse que as cidades são dependentes das árvores e criar a oportunidade das pessoas conhecerem um pouco sobre as diferentes espécies existentes em Jundiaí vai propiciar o entendimento dessa relação tão íntima com elas. “Com isso vamos aprimorar esse conhecimento, os nossos saberes sobre esse valioso patrimônio”, comentou. Segundo Afonso, são saberes e valores tão diferenciados que fica difícil ficar longe das árvores.

Thiago Pires explicou como o Circuito das Árvores vai funcionar

Thiago Pires explicou como o Circuito das Árvores vai funcionar

O engenheiro Thiago Pinto Pires fez a palestra de abertura sobre o tema “Árvores – estrutura, características e ciclo de vida”. Ele falou sobre a ecologia das árvores, contando curiosidades sobre elas. Thiago destacou também a importância das árvores na melhoria da qualidade do ar, como o aumento da umidade relativa.

Durante a palestra, Thiago apresentou um protótipo das informações que serão colocadas nas árvores, para o conhecimento das pessoas durante a passagem pelas trilhas do circuito. “Apesar da variedade de denominações em função das características científicas, serão adotados nas placas os nomes praticados na cidade”, explicou.

A abertura contou ainda com a presença da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, do diretor da pasta, Flávio Gramolelli Júnior, além do pessoal do Jardim Botânico, DAE e Divisão de Parques e Jardins e de outros setores ligados diretamente à questão da educação ambiental.

Mais atividade
Na quinta-feira (25), ainda dentro das comemorações da Semana da Árvore, será realizado no auditório do Parque da Cidade o Encontro de Arborização Urbana, das 8 às 17 horas, e terá a seguinte programação:
– 8h – Abertura e inscrição;
– 9h – Minicurso: Planejamento, implantação e condução de arborização, com o doutor e engenheiro agrônomo Marcelo Crestana;
– 13h30 – Palestra: Relação da saúde com arborização urbana, com a dra Thais Mauad;
– 15h30 – Café;
– 16h – Mesa-redonda.

Prefeitura de Jundiaí




Publicada em 15/09/2014

Centro de Informações Turísticas

Av. Jundiaí, 1151 (em frente ao Parque da Uva) | Anhangabaú – Jundiaí – SP | CEP 13208-053
Telefone: (11) 4521-9644 | E-mail: turismoinformacoes@jundiai.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: diariamente das 8h às 18h

Prefeitura de Jundiaí
Turismo Jundiaí | Desenvolvido por CIJUN